segunda-feira, 21 de maio de 2012

MEMÓRIA POLÍTICA

Carlos Acelino

Instalação da Câmara
          
           A Câmara Municipal de São José foi instalada em 30 de abril de 1936. Na oportunidade foi elaborada a primeira ata de eleição e posse dos vereadores eleitos em 01.03.1936 e a eleição da Mesa Diretora.
         Os atos de fundação foram presididos pelo Dr. Mário de Carvalho Rocha, Juiz Eleitoral da então 21° Zona, tendo iniciado às 18 horas no salão nobre da Prefeitura Municipal, na casa de Câmara e Cadeia, prédio construído entre 1855 e 1859, e que também funcionava na época como Prefeitura e sala do Tribunal do Júri, que até hoje encontra-se na praça Hercílio Luz, ao lado do Teatro Adolpho Mello.
      O Dr. Mário de Carvalho Rocha que presidiu a sessão de instalação era natural de Florianópolis e genro de Gustavo Richard, que foi Governador do Estado. Instalada a sessão, o Presidente da Mesa escolheu para secretariá-lo o Vereador eleito José Coelho Netto, que foi Intendente Municipal no Distrito de Angelina.
       O Presidente solicitou que os Vereadores eleitos (sete ao todo) apresentassem seus diplomas e prestassem o juramento “Prometo servir  com dedicação e lealdade as funções  de meu cargo de Vereador deste Município”.
        O Vereador Alcebíades Ramos Moreira, da Ponta de Baixo, não compareceu à sessão e não justificou sua ausência.
            No mesmo ato, o Juiz Eleitoral, procedeu à eleição da Mesa Diretora, apurando-se por escrutínio secreto em votações isoladas o seguinte resultado: Presidente JOAQUIM ANTÔNIO VAZ; Vice – Presidente MÁRIO VIEIRA DA ROSA; 1° Secretário: JOSÉ COELHO NETTO; 2° Secretário: FRANCISCO GOEDERT. 
Todos os componentes da nova Mesa obtiveram 05 votos cada.
      Outros votos: Mário Vieira da Rosa obteve também 01 voto para 1° Secretário e Alcebíades Ramos Moreira obteve, apesar de ausente, um voto para Presidente, tendo também sido apurado o primeiro voto em branco da história da nova Câmara, para 2° Secretário.
Em seguida o Presidente proclamou-os eleitos e empossados.
         O Sr. Juiz felicitou a nova Câmara, congratulando-se com a mesma pela volta de São José à sua vida constitucional. Presentes aos atos: Sr. Governador do Estado, Nereu Ramos, o Presidente da Assembléia Legislativa, Altamiro Lobo Guimarães, o Líder da Maioria na Assembléia  Dr. Ivens de Araújo, Secretários de Estado,  Diretores do Departamento da Instrução, Obras Públicas e Imprensa Oficial, Diretor dos Correios e Telégrafos, Prefeitos de Florianópolis, Biguaçu e Palhoça, autoridades federais e estaduais, Sr. Secretário da Faculdade de Direito de Santa Catarina, Francisco de Sales dos Reis e também um “grande número de famílias de nossa melhor sociedade e grande massa popular”.
      Os Vereadores da primeira Legislatura josefense foram Joaquim Antônio Vaz, do Estreito, Mário Viera da Rosa, da Praia Comprida, José Coelho Netto, de Angelina, Clemente Nicolau Schmitt, fiscal da Intendência de São José para São Pedro de Alcântara, Mariano Agostinho Vieira, dono de padaria no Estreito, Francisco Goedert, comerciante de Barra Clara, Angelina e Alcebíades Ramos Moreira, da Ponta de Baixo.


         

Casa de Câmara e Cadeia, onde foi instalada a primeira Legislatura da Câmara Municipal de São José, em 30/04/1936. Este prédio foi iniciado junto com a construção do Teatro Adolpho Mello (ao lado) em setembro de 1854 e a obra só foi concluída em 1859.
                O Município de São José XIX limitava-se com as terras de Laguna e Lages e abrangia as freguesias de Palhoça, Santo Amaro, Enseada do Brito, Garopaba, São Pedro de Alcântara, Angelina e Rancho Queimado.
                Na época da inauguração dessa obra, o município possuía 21 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário