quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Memória Política

Carlos Acelino 



Vereadores do Império
1833/1890 


Mais da metade (55) dos 109 vereadores josefenses que exerceram mandato durante o Império Brasileiro eram militares. Na lista de funções e profissões, 10 delas são desconhecidas. Pela ordem, foram mais 14 funcionários públicos, 11 comerciantes, 8 agricultores, 3 policiais, 2 sacerdotes (que exerceram cada qual um só mandato), 2 professores, 2 advogados, 1 tabelião e 1 administrador.
Desses 109 legisladores, 7 eram suplentes que assumiram nas vagas dos que faleceram no decorrer dos mandatos. O recordista em legislaturas foi Francisco Antônio Caetano, que esteve no cargo por 6 vezes. Curiosamente esse cidadão deteve outro recorde em sua biografia. Ele era casado, não gerou descendentes na união mas perfilhou 12 filhos (9 homens e 3 mulheres), concebidos fora do casamento.
Nos 57 anos de Império 20 Vereadores Josefenses se projetaram nos cenários políticos estadual e federal: todos eles foram Deputados Estaduais; 2 se elegeram Deputados à Assembleia Constituinte, 4 tiveram mandatos de Deputados Federais, 6 exerceram o cargo de Presidentes da Assembleia Legislativa e 6 foram Vice-Presidentes da mesma; 3 deles foram também Vice-Presidentes da Província de Santa Catarina e, nas funções, exerceram a Presidência (Governadores).
O Vereador e sacerdote Macário César de Alexandria e Souza foi Deputados Estadual, Deputado à Assembleia Constituinte, Presidente da Assembleia Legislativa e, por 4 mandatos, Deputado Federal. Seu colega de batina, o vereador Joaquim Gomes de Oliveira e Paiva também foi Deputado Estadual em 11 Legislaturas, Vice-Presidente da Assembleia por 3 vezes e por mais 3, Presidente da mesma.
O mais poderoso de todos, Antônio Pereira da Silva e Oliveira foi Deputado Estadual em 10 mandatos, por 2 vezes foi Vice-Presidente da Assembleia Legislativa e, em igual número Deputado à Assembleia Constituinte Estadual, numa delas na Presidência. Foi ainda Presidente da Assembleia Legislativa, Presidente do Congresso Nacional, Deputado Federal por 4 mandatos e Superintendente (Prefeito) de Florianópolis por 9 anos. João da Silva Ramos, apelidado de Dodô Silva, avô de Aderbal Ramos da Silva, foi Vereador por 2 mandatos, Deputado Federal e Estadual e substituto do Superintendente Municipal (Vice-Prefeito) de Florianópolis por 6 anos. Segue a lista de todos os Vereadores do Império.













Nenhum comentário:

Postar um comentário